terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Uma cidade assim.. tão brasileira.


Um Rio assim, louco, quente, frívolo. Um Rio necessário já a alma desse país. Eu amo o Rio, assim como amo Natal, Acari, São Paulo, Recife, Fortaleza e tantas outras cidades que compõem o nosso cenário nação. Mas o Rio é o Rio, lugar de beleza posta, a cidade mais linda do mundo, um cenário amoroso com a natureza. Que beleza!!
Mas a gente sabe que o Rio não é só isso, é babel, é caos, é miséria, feiura e desolamento. Lugar onde várias realidades habitam exatamente o mesmo lugar. Da zona sul a zona norte e oeste, muita diferença há. Dessa vez fiquei na zona norte e dessa vez a cidade de São Sebastião me pareceu bem mais real, verdadeira, vivida nas casas, nos bairros, nas famílias, nas gentes mais simples, igual a maioria da gente desse país. O Rio zona sul é pedante, meio limitado, como gente que se encandeia com a própria luz e acaba não enxergando nada.
Não tenho como andar no Rio e não fazer uma viagem histórica no meu pensamento. Vejo aquelas casas, aqueles parques e prédios coloniais e tento me remeter a algo que não vivi mas que posso criar com minha imaginação. Andar de ônibus era a melhor coisa que eu poderia fazer naquela cidade, durante o trajeto via da minha janela um mundo real e outro adornado por minha imaginação, me remetia ao tempo da colônia e ficava imaginando as roupas daquelas senhoras com todo aquele calorão que faz lá em janeiro, depois pensava nos negros, negros escravos e ex-escravos que desde a libertação da princesa, adentraram e povoaram os morros cariocas e de lá trasformaram seus lamentos em alegrias e nos presentearam com o samba e o jongo.
É, mas tudo isso é bem lindo não fosse a nossa incapacidade humana de aceitar a diferença. Percebi que na real o Rio cultiva um aparthaid antigo, do jeito carioca de ser, malandro e com ginga, mas no fundo o negócio tá lá, exposto, como um verme que corroe as coisas. Sei não, esse povo tem que se ajeitar porque a cidade não merece não. Linda demais, demais!!!

2 comentários:

  1. Titina, que saudade.
    Bom ver seu blog, agora virei te visitar sempre.
    Sim, essa cidade é linda. Rio, Natal também. E a minha Porto Alegre que já tem alegria no nome.
    Agora ficará mais fácil saber de você.

    Bjs grande
    André

    ResponderExcluir
  2. Bela crõnica, Titina. É bom ver as paisagens brasileiras, inclusive as humanas, pelos seus olhos viajantes. Pena que seja só em doses assim, meio homeopáticas. Você podia fazer desse exercício do olhar uma prática mais frequente, para o deleite dos visitantes.

    ResponderExcluir