quarta-feira, 22 de junho de 2011

LARVÁRIAS EM NATAL

Amigos imperdível esse espetáculo, imperdível porque quase nunca temos a chance de assistir um espetáculo de máscaras em nossa cidade e mais imperdível ainda porque Daniela Carmona e Adriano Basegio são sumidades no trabalho de bufonaria e máscaras no país. É uma felicidade tê-los em Natal. IMPERDÍVEL.




LARVÁRIAS retrata os aspectos delicados e graciosos do cotidiano, seu humor e poesia. De um imenso mundo branco, surgem máscaras-larvas em diferentes estados e formas: figuras intermediárias que contêm o homem e o bicho, que não estão resolvidas em características humanas, mas que também não são animais. O espetáculo fala dos encontros e desencontros destes seres – seus atritos, confusões, equívocos e aproximações, ampliando o mundo fenomenal que envolve o contato entre eles. A ambientação da cena, através dos recursos da música, luz, cenário e figurino, aponta em direção aos eternos, sábios e perenes movimentos do universo, revelando que junto ao gesto diário está o movimento das marés, das estrelas, dos planetas: realidades paralelas e tangentes que, numa explosão de sensibilidade mútua, podem se interrelacionar.
LARVÁRIAS é um espetáculo inspirado na estética das máscaras do Carnaval de Basel(Suíça), introduzidas no universo teatral na década de 60 pelo francês Jacques Lecoq, e depois incorporadas na pesquisa de outras escolas - como a Ecole International Philliphe Gaulier. Estes mestres desenvolveram princípios técnicos para sua utilização no espaço cênico.

Direção e Roteiro: Daniela Carmona
Serviço
O que: A Cia do Giro/RS - com Adriano Basegio e Daniela Carmona – "Larvárias"
Quando: Dias 25 e 26/06 às 20h
Onde: Casa da Ribeira
Quanto: R$ 20, 00 (inteira)
Reservas: 3211-7710. (das 16h às 21h)

Contatos Imprensa: Henrique Fontes – 84 8823-6083 / 84 9675-8647 -
henriquefontes75@gmail.com


A Cia do Giro, dirigida por Daniela Carmona e Adriano Basegio, caracteriza-se pela pesquisa de linguagens e estéticas específicas de alguns estilos de interpretação. Destaca-se aí a investigação dos territórios dramáticos da Tragédia Grega, do Bufão, Shakespeare, Melodrama, Absurdo, Realismo, Clown, e do jogo dramático das máscaras e contra-máscaras (Máscara Neutra, Larvárias, etc.). A Cia do Giro define-se também pela pesquisa da música, dos ritmos e sonoridades na composição da cena dramática, assim como pela aplicação de técnicas extra-teatrais como recurso para potencializar o discurso cênico (meditações ativas, práticas respiratórias, etc). Seu trabalho é baseado no jogo e no improviso, nas tradições de teatro popular, na sistematização do trabalho do corpo, com exercícios orientados à análise do movimento, a princípios da Antropologia Teatral, ao portar máscaras, elementos da mímica, dança e acrobacia. Entre inúmeras realizações dos diretores da Cia do Giro, que se inicia em 1993 com a encenação de Besta-Fêmea por Daniela Carmona, destacam-se: Melodrama - Um Exercício, Gueto Bufo, Theatro Esperança, Clownssicos, Arruaça, Encontros, Larvárias, O Sonho de Uma Noite de Verão e Jardim Tchekhov, alguns destes cumprindo apresentações no exterior - Suécia, Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai, Equador e Venezuela, bem como participando de inúmeros festivais pelo Brasil.


VÍDEO SOBRE O CLOWSSICOS:

http://www.youtube.com/watch?v=Gj6KcoVE7mc&NR=1&feature=fvwp

Nenhum comentário:

Postar um comentário